sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mutatis mutandis...

Publicado por 
"Eu reclamo a independência da mulher, o seu direito a sustentar-se a si mesma; a viver sozinha; a amar quem quiser, e quantos quiser. Eu reclamo liberdade para ambos os sexos, liberdade de acção, liberdade no amor e liberdade na maternidade” - Emma Goldman, 1930

E agora, mais de oitenta anos depois, uma mulher ainda é mal vista e insultada - por outras mulheres! - por gostar de fazer sexo, ou por se apaixonar, com/por mais de uma pessoa.

E a monogamia ainda é Lei.

E ainda há pessoas que querem casar.

Porquê?

5 comentários:

Anónimo disse...

Casar ou não casar é uma opcção individual de cada um, ter mais que um(a) companheiro(a)também o devia ser.

Eugen Robick

Daniel Cardoso disse...

Eugen, completamente de acordo. Porém, a verdade é que existem desequilíbrios legais e económicos para quem segue um determinado modelo de relação, face a quem segue outros. Por outro lado, essa desigualdade é alimentada por uma continuação de determinadas práticas e instituições sociais que permanece ainda largamente por questionar.

Assim sendo, e no que toca ao casamento civil, a minha pergunta é: o que é que o Estado tem que ver com o que eu faço com a minha vida sexual ou romântica?

Tenho uma trilogia de posts, que culmina neste, que abordam precisamente esta questão.

Anónimo disse...

O Estado usa as desculpa Saúde Publica.Para mil e uma questões,entre elas a poliamoria é um taboo que interessa aos Estado ou seu Diplomatas.
Segundo alguns sociólogos e teóricos,o Estado foi implantado com deveres e direitos base e partir deles evoluir.
Pois a mim ,em 1000 anos a evolução é irrisória,aos olhos do que para ai "vem",ou já deveria ter "vindo".

António Lopes disse...

Tenho a ideia de que isso vai passar muito pelas mulheres!

Quando houver massa crítica feminina para essa mudança acontecer, acontecerá.

Até lá, enquanto as gajas continuarem a roer a corda às Mulheres que se "libertaram", enquanto continuarem a fingir e a esconder dos gajos com quem pensam constituir família, a quantidade de parceiros que já tiveram, como se fosse vergonhoso e os tipos não as respeitassem por isso, a mudança virá muito mais lentamente!
:-(

Anónimo disse...

O problema que aqui está.. vem muito atrás no tempo.. é um problema religioso, neste caso, é um problema cristão.
Homem e Mulher, 2 pessoas, 2 sexos..
Tudo o que não seja.. "é uma aberração", " é contra-natura", dizem eles..
O mundo foi ensinado a pensar assim, a verdade é que aos poucos vamos acordando para a realidade enquanto a fachada religiosa vai caindo.. mas eles têm força, têm poder..Criaram as tais "leis" intransponiveis, pelas quais somos apontados o dedo a toda a hora.. Vai ser uma luta sem fim.. mas não vamos desistir.. a corda ha-de rebentar.. já esteve mais longe.. basta desmascarar a igreja.. que tudo o resto virá por arrasto..
Desculpem lá o meu cepticismo.. mas cada vez mais tenho vergonha da igreja, e de tudo o que ela provocou ao longo dos anos.. e não foi "AMOR"..
Podem não concordar.. mas é assim que eu penso..