domingo, 17 de março de 2019

Comunidade poliamorosa: porquê pertencer?

Publicado por 
Ainda antes de me identificar como poliamorosa senti necessidade de aprender mais sobre não-monogamias, estratégias de comunicação aberta e formas de luta contra a opressão patriarcal e mononormatividade. Foi nesse momento que uma amiga me falou do grupo PolyPortugal, ao qual rapidamente me juntei, ansiosa por aprender com quem já tinha experiência e uma visão do amor tão diferente da dos meus amigos e pares. A realidade é que as ligações que criei ali foram muito mais fortes do que eu imaginei. As aprendizagens muito mais profundas. O sentimento de pertença muito maior do que noutras comunidades onde já estive. O tempo que dediquei, e dedico, muito superior ao esperado, mas também muito recompensador.

“Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s grupos ou comunidades.” - in https://conceito.de/comunidade

Foi isso que encontrei ali - um grupo de pessoas com os mesmas experiências que eu, com as mesmas dúvidas que eu, que partilha os meus valores e que vê o amor (romântico e não só) como eu. Um grupo que reconhece a Liberdade pessoal como direito de todes e como essencial à felicidade. Um grupo onde a amizade é tão valorizada como o amor romântico.

Porque é que aconselho as pessoas não-monogâmicas e poliamorosas a fazer parte de uma comunidade de pares?
  • Para conversar com pessoas com a mesma visão de amor e relacionamentos
  • Para conhecer novas pessoas e ouvir perspectivas diferentes
  • Para fazer amigues e criar laços fortes
  • Para conhecer potenciais partners que já conhecem as não-monogamias consensuais e éticas
  • Para poder fazer questões a quem passa pelos mesmos problemas/dilemas/dúvidas/felicidades do que nós
  • Para ter pessoas que lutam pelos mesmos direitos
  • Para ajudar pessoas que estejam com dúvidas ou a começar a assumir-se como poliamorosas
  • Para ter um sistema de apoio quando temos algum problema
  • Para desconstruir ideias mononormativas, amatonormativas, cis-cêntricas, polinormativas, etc
Não sou a única a sentir que uma Comunidade Poliamorosa é super importante. Recolhi alguns testemunhos que partilho aqui:

“Ajuda no sentido de poderes partilhar sem seres julgada e de darem a sua partilha sobre as suas vivências. Às vezes estás tão cega porque a sociedade e ensinou outra coisa... que não vês o óbvio.”

“(...)Agora os pros de fazer parte de uma comunidade poly (..)  podes expor os teus problemas ou então debater certos temas que a sociedade nunca te iria ajudar mas sim julgar te infelizmente....”

“Encontrar comunidades poly online foi o primeiro passo para a minha descoberta e aceitação. Estava na altura numa relação monogâmica e não conseguia fazer sentido da minha experiência e do que sentia a não ser pela conclusão de eu era uma pessoa terrível e incapaz de amar. Foi muito importante conseguir largar os pressupostos mono (e por consequência, hetero e cis) que tinha para me compreender melhor.”

“Para mim é muito importante até o mero facto de perceber que não se é uma "ave rara", que há muitas outras pessoas que perceberam que não são compatíveis com a monogamia e vivem felizes em contra-norma. Quando se é poly há relativamente pouco tempo e ainda não se fez um 'coming out' para a maior parte dos amigos, é confortante ter a noção de que existe esta "comunidade" disponível para ouvir, compreender, esclarecer e apoiar. (...) têm um papel muito importante (e que, a meu ver, devia ser MUITO mais explorado) na politização do tema e na luta contra múltiplos preconceitos.”

“Encontrar este grupo foi muito importante para a minha experiência, falar de poliamor com pessoas que não percebem a complexidade e ao mesmo tempo a simplicidade das coisas do dia a dia com vários parceiros é muitas vezes exaustivo e frustrante. Parece que as pessoas que não entendem esta maneira de pensar acabam por problematizar os aspetos errados das minhas vivências e chegar ao ponto da questão é muito mais complicado. É constante eu ter de explicar primeiro que Sim as pessoas sabem umas das outras e Sim elas não têm problemas com isso e Não os meus problemas não são consequência de eu ser Poly, e Não, não é promiscuidade, não seria necessariamente mais fácil se as minhas relações fossem mono.
A comunidade ajudou-me a deconstruir e a apagar mitos e comportamentos baseados na dimensão da conformidade socio-cultural, também me ajudou a encontrar a pluralidade e a ambiguidade da vida para além dos padrões normativos.
Acho que mesmo que um dia eu venha a ter outra vez relações monogâmicas elas vão ser muito diferentes, a questão da interseccionalidade acaba por mudar não só a nossa maneira de ver relacionamentos mas também todas as estruturas políticas e sociais que nos rodeiam e ao perceber que muitas regras sociais não fazem exatamente sentido é algo que carregamos a partir do momento em que nos apercebemos disso.
Acho que a nível de saúde, sendo esta física, emocional, e psicológica, a existência da comunidade é um grande apoio e um conforto para qualquer pessoa que se encontre perdida sem saber para onde se virar. Há mais acesso a recursos, conselhos, entre-ajuda.”

“(...)Portanto, neste contexto, estes grupos poliamorosos são como oásis de sanidade, em que finalmente não faz mal assumir o que sentimos, o que somos, dizer o que realmente pensamos, partilhar o modo como realmente vemos o mundo e assumirmo-nos a nós próprios integralmente.
Do meu ponto de vista estar com pessoas poliamorosas é como estar com pessoas veganas: é como vir respirar um pouco de ar fresco antes de voltar ao ar denso do manicómio do consumismo, nacionalismo, sexismo e todos os outros ismos que nos dão estrutura roubando-nos liberdade e sanidade.”

Nota da autora: Quando pensei em escrever este artigo tinha em mente fazer algo quase isento de emoção, mas a realidade é que não consigo. Ao escrever isto vieram-me à memória tantas lembranças, tantos abraços, tantos sorrisos, tanta amizade, curiosidade, aprendizagem… que foi difícil escrevê-lo sem soar emocional... E não há nada de errado nisso.

20 comentários:

Unknown disse...

Olá boa noite o artigo muito bom! Mas onda podemos encontrar os grupos? Somos do Porto obrigado abraços

SweetCouple disse...

Sim, realmente também gostávamos de saber.
Queremos uma relação assim séria e só aparece porcarias!

Unknown disse...

Oi boa tarde vivo uma relaçao poly somos em tres mulheres, gostariamos de saber como estao os termos legais de u iao em portugal bjs

Unknown disse...

Olá, podem entrar em contato connosco. Obrigada

Unknown disse...

Gostaria que entrassem em contato connosco. Alguém que viva relação poliamor (casal(homem/ mulher) + outro parceiro. Obrigada

Manuel disse...

Meus parabéns pelo excelente artigo.
Sempre foi um tema que me fascinou e sempre me despertou o desejo por um relacionamento assim tão profundo de novas descobertas e tão intenso.
Sou um homem divorciado e sem filhos, educado e nobres valores de 50 anos de idade.
Vivo nos arredores do Porto estando disponível para conhecer casal que tenha o desejo de ter mais alguém caso possa interessar.
Deixo meu contacto:

anjosecretoporto@gmail.com

Malignus Insipidus disse...

Neste momento tenho uma relação poliamorosa. Sou bissexual, então tenho uma mulher (casado) e um namorado. Damo-nos muito bem e invisto bastante nas duas relações. Às vezes gostava de conhecer outras pessoas que também sejam poli, dado que sou novo neste tipo de relação, apesar de que sempre fui muito aberto na comunicação e nunca de trair.

Unknown disse...

Boa tarde somos um casal que estamos a descobrir um pouco deste mundo já tínhamos a vontade de ter outra pessoa na nossa vida e agora chegou momento da procura eu tenho 38anos bi Pedro tem 40 hetero se ouver alguma rapariga senhora para nós conhecer sem compromisso estamos disponíveis 912087379

Anónimo disse...

Oi somos um casal, ja tivemos uma relação a 3 que durou 4 meses e correu muitíssimo bem. Estamos à procura de uma rapariga linda mais por dentro que por fora! Somos orgânicos e queremos partilhar o nosso amor ☆♡☆.

Fnunes disse...

Ola, sou um rapaz de 43a, gostava de ter uma relação poly, mas não conheço ninguém nestes moldes... alguem me pode ajudar, quem sabe, possamo nos dar bem...

Fnunes disse...

Ola... vamos nos conhecer? Quem sabe não possa surgir uma relação a três ctg e tua mulher... sou pessoa de mente aberta e muito liberal, vamos conversar e conhecer melhor?

Fnunes disse...

Olá, vamos conversar e conhecer melhor? Sou rapaz educado e mente aberta...

Fnunes disse...

Olá, procuro amor poli, que achas de nos conhecer mos os 4 e ver se podiamos passar a fase seguinte...
Vamos conversar e conhecer melhor?

Unknown disse...

Gostava de saber mais sobre a comunidade e entender se o meu pensamento é de facto no sentido polí amor !!! Obrigado

João Farinhote disse...

PORTUGAL: WORLD'S MOST BRUTAL COLONIZER AND COMMENCED SLAVE TRADE IN 1441 said...


The Portuguese had a brutal record in the Americas as a colonial power. The most horrendous abuses occurred in the colony of Brazil: natives were enslaved, murdered, tortured and raped in the conquest and early part of the colonial period and later they were disenfranchised and excluded from power. Individual acts of cruelty are too numerous and dreadful to list here. Portuguese Conquistadors in Brazil reached levels of cruelty that are nearly inconceivable to modern sentiments.

Today, Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that’s considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live in.

The bottom line is the bulk of the People in the poor country of Portugal exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn’t Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/

7) https://portugaltruths.neocities.org/

8) https://portugalwasabadcolonizer.neocities.org/

9) https://portugalisxenophobic.neocities.org/

10) https://portugalisaracistcountry.neocities.org/

I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

BE CAREFUL FRIENDS!

+++FEEL FREE TO ADD MY BLOG LINK AND PICTURES TO YOUR BLOG OR WEBSITE FOR FREE! IT IS IMPORTANT TO TELL PEOPLE THE TRUTH ABOUT PUTUGAL!!+++

Be SAFE friends. Hugs. VIVA Portugal Gypsies! The BEST part and MOST Forgotten part of our Heritage! LUSO? AN invented word because we are all phenotype of Arabs and gypsies in Portugal!!!




Anónimo disse...

Olá muito bom dia, somos um casal (homem e mulher), com 2 filhos pequenos, e o assunto poli é algo que nos começou a entrar nas nossas conversas e de facto é algo que deixamos em aberto. No entanto, gostariamos de saber/ler/ouvir experiências de outras relações poli em que hajam filhos e como tudo se articula. Obrigado

Fnunes disse...

Bom dia.
Sou rapaz de 45 anos bi
E procuro casais para relacionar, numa situação de poliamor. Alguém interessado? Vamos conversar? fnagn76@gmail.com

Nuno disse...

Este blog morreu em 2019, certo?
Há algum fórum sobre poliamor, mesmo que seja em "estrangeiro"?
Obrigado.

Anónimo disse...

Como é possível entrar no grupo PolyPortugal! Para ser sincero tenho bastantes dúvidas sobre o tipo de sentimentos exemplificados neste post, mas gostava de falar com pessoas que, eventualmente, me possam ajudar! Obrigado

Anónimo disse...

ricardo.costajt@gmail.com