terça-feira, 9 de março de 2010

A Igreja, o sexo e o riso

Publicado por 
Um dos tiros mais certeiros do discurso de Stephen Fry contra a Igreja Católica e em especial contra o actual Papa é o seguinte excerto:
[A Igreja Católica] vive obcecada com sexo, absolutamente obcecada. Dizem que quem está obcecado somos nós, com a nossa sociedade permissiva e as nossas piadas porcas. Mas não! Nós temos uma atitude saudável em relação ao sexo, gostamos, é divertido, é alegre. Sim, por ser um impulso primário, pode ser perigoso, negro, difícil. Nesse aspecto, é um pouco como a comida, só que ainda mais excitante. As únicas pessoas que vivem obcecadas com comida são as que sofrem de anorexia ou de obesidade mórbida. Em termos eróticos, isto é, em poucas palavras, a Igreja Católica. ¹
A fantástica personagem Jorge de Burgos, um monge católico n’O nome da rosa, esconde e faz desaparecer o livro de Aristóteles sobre comédia, por considerar que o riso é diabólico e, mais do que isso, é a maior das heresias. ²

Apesar dos esforços da Igreja, o medo do riso não se manteve tanto como o horror ao sexo. Por isso, é de certo modo saudável que, no quase inesgotável universo das piadas e anedotas sobre sexo, uma substancial percentagem recaia sobre quem o não tem. ³

”The
Do divertidíssimo livro The Naked Jape, do comediante britânico Jimmy Carr (o único livro que conheço sobre comédia que realmente tem graça e se lê com agrado), aqui vão algumas pérolas:

I’m dating a homeless woman. It was easier talking her into staying over.

I don’t have a girlfriend. But I do know a woman who’d be mad at me for saying that.

I’m single by choice. Not my choice.

My sister was with two men in one night. She could hardly walk after that. Can you imagine? Two dinners!

So I kissed Lucy, and I was very surprised to feel her tongue pop out. It was my first real snog, and I loved it. You can imagine that I fell in love instantly. Sadly the next year Lucy developed distemper and had to be put down.

I’m a great lover, I’ll bet.

I’ve had more women than most people have noses.

Anedota australiana:
‘Wanna fuck?’
‘Looks like you talked me into it, you sweet-talking bastard’

Anedota espanhola:
‘Hola, buenos días.’
‘Pasa, pasa, que tienes una labia!...’

O que me importa reforçar aqui é que faz falta regressar a um modo de sentir com menos traças na cabeça e menos peso do Vaticano aos ombros, para que possa haver mais «abundância sexual» e mais naturalidade em relação ao sexo. Como diz o Steve Martin,

Sex is one the most wholesome, beautiful and natural things that money can buy.


___________________
^ (¹) O vídeo do discurso (em duas partes) está no meu último post. O excerto que aqui traduzo está na segunda parte, ao minuto 5’48”.
^ (²) No Segundo Dia, Hora Terça, diz «O riso sacode o corpo, deforma as linhas do rosto, torna o homem semelhante ao macaco.» — ao que Guilherme de Baskerville responde: “Os macacos não riem”... (No filme, a frase é ainda melhor: «O riso é um vento demoníaco que deforma os traços da face e faz o homem parecer um macaco.»
^ (³) Poderão ser piadas e anedotas politicamente incorrectas, se atacarem as respeitabilíssimas pessoas assexuais, mas, quanto a mim, uma piada não perde humor só pelo facto de ser incorrecta; muitas vezes, pelo contrário.

Sem comentários: