terça-feira, 18 de agosto de 2009

Woodstock já chegou aos 40

Publicado por 

Fez esta madrugada 40 anos sobre a última actuação do Festival de Woodstock, Hey Joe, de Jimi Hendrix. O festival estava calendarizado para terminar no domingo, 17 de Agosto, mas as 500 mil pessoas que encheram os campos de luzerna da quinta de Max Yasgur obrigaram a festa a prolongar-se pelo dia seguinte adentro. Bem, em rigor, uma tempestade durante a tarde contribuiu também para as várias horas de atraso.

Os Estados Unidos estavam numa guerra idiota com o Vietname e o tema principal do festival era a paz. No entanto, a quantidade de hippies que afluíram ao local acabou por juntar o amor à paz, e Woodstock tornou-se num dos mais importantes passos na difusão para o mundo inteiro do conceito de peace and love.

Eu só tinha sete anos mas a minha irmã já era mais crescidinha e passado pouco tempo já estávamos a ouvir T. Rex, Suzi Quatro e outras revoluções musicais do género. Além de Beatles, claro. Mas as ideias poliamorosas só me surgiriam seis ou sete anos mais tarde.

Agora estou com curiosidade, muita curiosidade, de ver o filme do argumentista James Schamus e do realizador Ang Lee Taking Woodstock, que se estreou no Festival de Cannes e chega a Portugal já daqui a duas semanas. Aqui fica o trailer oficial, em inglês:

Sem comentários: