quinta-feira, 2 de julho de 2009

Apresentação: Lara

Publicado por 
Quem é a Lara?
Sou uma pessoa igual às outras, com a mania de interrogar tudo o que me dão como adquirido, principalmente frases começadas por “O que está certo é…” ou “As meninas não devem…”.
O que é para ti o Poliamor?
A minha definição de poliamor está no site www.poliamor.pt.to. Escrevi-a em 2003, ainda em plena fase de descoberta, e continua hoje a fazer-me sentido.
Como aconteceu essa descoberta?
Estava um dia a pesquisar na net sobre swing (a coisa mais parecida que tinha encontrado até então para me descrever) e descobri uma página cujo único conteúdo era uma definição de poliamor, acrescentando em maiúsculas “Polyamory is not Swinging”. Nesse momento fez-se luz, e foi uma alegria perceber que não era uma freak no meio dos freaks, que havia mais pessoas a pensar exactamente como eu.
E a partir daí começaste a ser poly?
Não, acho que sou poliamorosa desde que nasci. Vejo-o como uma orientação sexual e não como uma coisa que passas a ser de repente. Quando descobri esse site já tinha uma relação poly há quatro anos. Simplesmente descobrimos que havia um nome para aquilo que tínhamos.
Essa relação mantém-se?
Sim, há 12 maravilhosos anos.
Mas há outras relações?
Vai havendo, sim. Várias pessoas se cruzam no nosso caminho e cada uma é um indivíduo e uma história diferente. Não há hierarquias definidas nem guiões pré-estabelecidos. Há pessoas que entram e saem, outras que ficam durante anos ou que nunca mais saem. Esta relação de 12 anos é uma dessas.
E há espaço para tanto amor?
Então não há? O que muitas vezes não há, é tanto tempo como gostaríamos, mas esse é o maior dilema e a maior riqueza da nossa época. O nosso coração é um espaço infinito, com uma capacidade imensa de dar e receber. Se “o saber não ocupa lugar”, porque há-de ocupar o amor, que é uma coisa espontânea e natural?
No meio disso tudo ainda sobra tempo para escrever em blogs?
Nem por isso, mas eu tenho um bocado aquela atitude que o Mário Soares dizia ter quando se candidatou a presidente com 82 anos: se ninguém se chega à frente, chego-me eu. Assim participei em algumas entrevistas, criei o site Poliamor, um canal no mirc, e outros grupos pela net fora. Neste momento sou moderadora do poly_portugal, mas passo qualquer uma destas pastas assim que me convençam que alguém o pode e quer fazer melhor.
Agora a sério, isto não é tudo mais um dos teus truques de engate?
Eh pá, não tinha pensado nisso. Mas achas que pode funcionar?

Sem comentários: