sexta-feira, 3 de julho de 2009

Apresentação... jovem

Publicado por 
Tal como o meu amigo ShortOkapi, também eu não tenho grandes problemas em "dar a cara", e podem inclusive ver algumas das vezes em que o fiz aqui.

Como se nota, o meu nome é Daniel (último nome, Cardoso) - e sou um jovenzinho perdido no meio disto tudo. Pronto, está bem, não sou... (PS - Dois perfis, qual o mais desactualizado?)

Mas conto a história que conto habitualmente: tinha 17 anos e deram-me a ler, entre vários livros interessantíssimos, um tal de Um Estranho numa Terra Estranha, do Robert Heinlein. Eu nunca tinha ouvido falar de semelhante pessoa, mas lá li. E nunca tinha realmente pensado em relações amorosas muito mais do que o metafórico "vizinho do lado" - o que li ali fez-me muito sentido, para a altura. O que fiz em seguida - estava eu no 12º ano - foi publicar um texto de uma página, no jornal da minha escola, "contra o casamento e contra a monogamia". (Ainda o hei-de re-publicar por aqui, por razões afectivas e lamechices afins mais do que pelo conteúdo!)

Pouco tempo depois iniciei uma relação com uma colega da mesma escola, que obviamente também tinha lido o texto mas que, como eu, nunca tinha reflectido realmente sobre essa coisa da dinâmica das relações. E ela não só quis iniciar uma relação comigo, como também quis tentar perceber se as minhas recentes ideias sobre o que uma relação (amorosa, de amizade, etc...) podia ser iriam de encontro à sua maneira de ver a sua vida, de sentir (e de se sentir [bem]).

Cinco anos já passaram - estou com 22 agora, para quem não quiser fazer as contas - e, por altos e baixos, por momentos mais felizes ou mais disparatados, a relação manteve-se assim. Entretanto descobrimos ambos que havia uma palavra para isto, descobrimos ambos que havia muito mais pessoas a reflectir sobre estes assuntos, descobrimos que havia todo um manancial de informação que poderíamos usar para tornar a nossa vida mais fácil. E mais complexa.

A propósito, descobri também que esta maneira de entrar no poliamor é essencialmente um grande grande cliché, o que só vem demonstrar que os clichés não surgem do nada...

Por (de)formação educacional, enfiei-me no mundo da investigação, determinado a tentar perceber mais alguma coisa sobre este fenómeno. A ele tenho dedicado a minha tese de Mestrado, na esperança de despoletar alguma faísca de investigação sobre o tema no nosso país, para que não estejamos tão brutalmente atrasados em relação a outros países, e para que não andemos sempre a reboque de investigações alheias...

Suspeito que uma boa parte da minha participação aqui será a de tentar olhar para o que outras pessoas disseram e conseguir trazer algo de bom para pensar o poliamor através disso. Porque o poliamor também não caiu do céu - como é que apareceu? Porquê? Que implicações pode ter? E, ao fazê-lo, espero encetar o diálogo com @s possíveis leitor@s deste nosso espaço/mundo/livro.

2 comentários:

Manuel Figueiredo disse...

Bom dia, acabei de ler o artigo sobre poliamor na revista Notícias, e isso foi uma clarificação para aquilo que sub-repticiamente tenho vindo a sentir nas minhas relações amorosas e afectivas há algum tempo. Porque razão se há de amar exclusivamente uma pessoa? Não temos espírito suficiente para fazermos felizes, no plano amoroso (e tamb+em sexual) várias pessoas? Tenho-me sentido muito só nessa opinião. Gostaria de saber se há alguma estrutura física no norte do país (melhor ainda se for no Porto), que me possa elucidar sobre dúvidas e onde possa conhecer pessoas dispostas a partilhar comigo a sua experiência, tendo em conta que nunca estive em nenhuma relação poly. Este blogue é muito interessante e elucidativo, mas o contacto directo, humano é indispensável para mim! Só me falta agradecer a coragem de dar a cara por algo que sinto mas que nunca consegui fazer singrar, espero que isto possa acabar aqui! Aguardo ansiosamente por uma resposta.

Daniel Cardoso disse...

Olá, Manuel, e obrigado pelo comentário. Há uma mailing list sobre poliamor cá em Portugal, com membros de todo o país:

http://groups.yahoo.com/group/PolyPortugal/