sábado, 4 de julho de 2009

Serei louco?!?

Publicado por 
Esta pergunta serve para introduzir um pequeno texto que está na Wikipédia e que me fez sorrir... "Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, (...)" [A tradução é literal, não liguem à ortografia...]

Mas afinal o que é o Amor?
Não, não devia entrar por aqui... Mas às vezes dá-me para isto. Alguém sabe exactamente?!?
Tenho a certeza que já foram dadas inúmeras definições. Tenho a certeza que varia conforme a pessoa a quem perguntarem.
O amor é infinito, o amor não tem limites, é o sentimento mais forte que existe em nós. Como alguém canta(va)... [A letra não é do Marco Paulo.]
"Eu tenho dois amores
Que em nada são iguais
Mas não tenho a certeza
De qual eu gosto mais"

E é mesmo aqui que está o cerne da questão!
Dois amores, amar duas pessoas que em nada são iguais, mas isso é possível?
Claro, estamos a falar de Amor...
É infinito, não se esgota, não se mede, e portanto podemos dá-lo à vontade que nunca se acaba.

Eu dou o meu amor às pessoas de quem gosto e por quem me apaixono, e para mim amar alguém é simplesmente querer a felicidade dessa pessoa!!
É a minha maneira de ver as coisas, a minha maneira de estar.
Para mim qualquer opção que tomemos deve ser respeitada desde que não interfira com terceiros, por isso eu respeito todos os tipos de relações que existem e gostaria que respeitassem a minha também.

Mas aquela letra, apesar de levantar uma questão interessantíssima, não reflecte a minha maneira de pensar. Teria de a alterar para algo como:
Eu tenho poli amores
Que em nada são iguais
Mas tenho a certeza
De qual eu gosto mais

Ora, poli porque podem ser vários e não apenas 2.
Que em nada são iguais, mantenho e é óbvio, não há duas pessoas iguais! Quando amo alguém é pelo conjunto, por todas as peças que constituem aquele ser, incluindo os seus "pequenos" defeitos.
E eu tenho a certeza de qual gosto mais!
Sabem de qual gosto mais?
De todos!!
(E de mim também, acho importante o amor próprio!)
Amar não é para mim uma competição. Eu gostar mais ou menos de alguém não interfere em nada com o que eu gosto de outra pessoa. Não há para mim, melhores nem piores, primários nem secundários, cada um é como é, cada relação tem as suas características próprias, uma identidade própria.
Uma relação pode conter duas ou mais pessoas. Eu posso estar numa ou mais relações.

E muito mais havia a dizer sobre tudo isto, mas tem de ficar para outra altura!

Serei louco?!?
Sou, julgo, apenas humano.

Sem comentários: