quarta-feira, 21 de julho de 2010

censura na tvi

Publicado por 
a tvi faz censura.

recentemente, ao que tudo indica, a estação de televisão tvi, censurou um dos episódios da novela "morangos com açúcar", não permitindo que fosse para o ar uma cena com dois rapazes a beijarem-se.

não sigo esta novela, em boa verdade não sigo novela nenhuma, muito menos vejo a tvi, contudo tenho, a custo, admito, de aceitar que haja quem faça as duas coisas. acredito, também, que se a tvi mantém os "morangos" no ar há não sei quantos anos, deve ter audiência...

esta situação, a meu ver, levanta duas questões.

a primeira leva-me a reflectir sobre a homofobia revelada pela tvi. é importante lembrar que a tvi não censura, mas sim as pessoas que lá trabalham é que o fazem. de quem terá emanado a ordem? terá sido esse sentimento homofóbico que motivou o acto de censura, ou terá sido o medo da homofobia na sociedade, a mesma que faz as audiências, que levou ao acto de censura? ou as duas? seja qual for a razão, não justifica o acto.

a segunda questão tem que ver com o público alvo dos "morangos". que pensará esta juventude sobre o assunto? será que a tvi acha que se deve substituir ao livre pensamento.

levanto este assunto da censura neste blog sobre poliamor exactamente por sentir que também estamos a ser atingidos por esta violação de direitos humanos, exactamente porque o poliamor é uma forma de amar e de estar na vida completamente transversal aos géneros, orientações, preferências ou gostos de cada pessoa.

5 comentários:

salomé disse...

espreita o link, alistair:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1621105

Pedro Luis disse...

Ou...

... Uma forma de gerar publicidade, fazendo falar de um programa já esquecido promovendo audiências?

Carlos Costa disse...

Esquecido? Longe disso (infelizmente) e a TVI já provou que tem formas bem mais eficientes e menos polémicas de promover os seus produtos. Penso que isto seja uma atitude típica dum canal "popularucho" como a TVI, não levantar muitas e todos saiem contentes.

Pedro Luis disse...

A controvérsia/polémica é uma forma de publicidade 'gratuita' bem conhecida.

Acho é que esta controvérsia serve optimamente toda a gente, para a TVI gera publicidade, curiosidade, põe as pessoas a falar do programa.

Para o movimento LGBT pode também ser extremamente útil. O que é que um beijo homosexual masculino (porque se fosse feminino estou em crer que a 'censura' seria mais... permissiva...) tem de mal, a não ser deixar heteros desconfortáveis (admito que como hetero já virei a cara muitas vezes para não ver em filmes esses beijos até me ser 'neutro' depois de perceber que não me fazia cair a pilinha).
Afinal de contas é uma causa (justa, legítima), um acontecimento que pode servir para dar voz ao movimento, para o fazer aparecer nos media.

No fundo, o não beijo torna-se mais importante que o beijo.
A história dos media está cheia destes momentos oclusos, em que a ausência da coisa faz descorrer mais sobre a coisa que a sua visibilidade. Isto do ponto de vista da comunicação é interessantíssimo.
Ou seja, em termos de media, a visibilidade banaliza.

Do ponto de vista dos efeitos acho que quem ganho com isto no final é a TVI com as audiências.
Do ponto de vista das causas, do que levou a esta decisão por parte de quem decidiu tal na TVI, estou mesmo a ver que foi algo como "É pá, depois temos aqueles pais fundamentalistas católicos a chatear-nos a cabeça, corta lá isso mazé..."

Concluindo, isto é uma dádiva para o movimento LGBT (sem cinismo). :)

Marquesa do Sado disse...

Sim realmente é uma dádiva. Uma oportunidade de apontar o óbvio. E é precisamente a impossibilidade da representação e a consequente aceitação/banalização que está em causa.

Se fosse um beijo entre duas senhoras passaria mais facilmente pela seguinte razão: entre senhoras o beijo é considerado "turn on" para toda a gente, mas não necessariamente para elas, que muitas vezes até estão a representar o chamado "Show Lésbico". Não há coisas que me irrite mais. Um beijo entre senhoras é aparentemente tolerado porque na realidade é um espectáculo (maioritariamente) masculino. Ou os beijos que se vêm são os das típicas lésbicas, apelativas ao imaginário masculino? Condição de beijo entre senhoras: cabelão, lipstick e sapato alto. Mas onde é que está a boa fufa clássica de manga cava e cabelo à escovinha? Hello???? O que nós queremos ver é os tomb boys aos beijos, até lá nada feito.