quinta-feira, 10 de setembro de 2009

E você? Já disse a verdade hoje?

Publicado por 
Dizer a verdade é um vício. Quando nos habituamos a ser frontais, já não há volta atrás. Já não se quer viver de outra maneira. Acreditem em mim, que não fiz outra coisa senão mentir, desde que soube falar até que saí de casa dos meus pais.
Não digo que não continue a mentir (ou a ocultar coisas), a eles e a todas as pessoas que me pareçam totalmente incapazes de se sintonizar com o que digo ou, na maior parte dos casos, indisponíveis para tal. Por norma oscilo entre a verdade absoluta e o silêncio. Misteriosamente para mim, há pessoas que preferem não comunicar. E desta forma, coisas pequenas transformam-se em monstros, muitas vezes capazes de destruir relações.
A honestidade total é libertadora e catártica. Muitas vezes dolorosa enquanto processo, mas para mim extremamente gratificante enquanto objectivo. Nos últimos dias tenho tido bastante das duas coisas e apesar de há uns anos para cá ter feito um esforço de erradicação de qualquer forma de falsidade na minha vida, parece-me que há ainda muito a fazer.
A ideia não é ser despudoradamente frontal com toda a gente a toda a hora, uma espécie de Dr. House poly, até porque nem toda a gente lida bem com a verdade, ou ainda não está preparada para isso. Mas quero aproveitar ao máximo os nichos de verdade absoluta que algumas pessoas me proporcionam, e aumentar a minha cota de verdade junto de outras. Muitas vezes surpreendemo-nos com as reacções alheias. Vale a pena arriscar.
E você? Já disse a verdade hoje?

Sem comentários: