domingo, 16 de agosto de 2009

Bullshit! — Family Values

Publicado por 
Penn & Teller são dois entertainers americanos sem par no mundo do entretenimento. Os espectáculos deles são um misto de magia e comédia mas a sua especialidade é a desconstrução de mitos, fraudes e truques.

Durante a sua longa carreira (trabalham juntos há quase 40 anos), têm feito um trabalho de desmistificação ao nível do de James Randi (também ele um bright). Ao contrário de Randi, no entanto, nunca abandonaram a prática do espectáculo; regressaram assim à origem, ao primeiro desta linha de cépticos, o fabuloso Houdini.

Atenção: estes senhores são excelentes ilusionistas e não têm nada a ver com a miséria dum programa que esteve recentemente na televisão portuguesa, em que um anónimo mostrava como se fazem os truques de magia. Penn & Teller, quando mostram as entranhas de um truque de magia, fazem-no apenas como graça, e acima de tudo é um truque inventado por eles próprios.

A série Penn & Teller: Bullshit!, que começou em 2003 e ainda agora continua (já vai na 7ª série, ou season, como agora diz toda a gente), tem algumas pérolas entre os já mais de 60 episódios. O que interessa para o Poly Portugal é o 2º episódio da 3ª season, intitulado Family Values (Valores Familiares). É só para quem souber inglês. Salvo erro, a série nunca passou em nenhum dos canais por cabo portugueses.

Como, além disso, comprar o DVD da season (UPC 097368015340) serve a pouca gente — porque é região 1, ou seja, teoricamente só pode ser visto nos Estados Unidos e Canadá —, fica aqui o vídeo. O episódio completo, de 30 minutos, está no YouTube (ver links mais abaixo). Mas um fã canadiano resolveu editá-lo, reduzindo-o a menos de 20 minutos. Está muito bem montado e está lá o essencial. O episódio contém várias entrevistas que desmascaram o discurso pobre e circular de alguns tradicionalistas, outras entrevistas a sociólogas e afins, e ainda umas conversas muito civilizadas com uma família poliamorosa. Não é dos melhores episódios mas é interessante mesmo assim. Aqui fica para se divertirem:


Caso alguém queira ver o episódio completo, aqui está, em três partes: 1 2 3