quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Dia de Metamores - 28 de Fevereiro

Publicado por 

Desde 2019, 28 de Fevereiro celebra o Dia de metamores. Esta data, escolhida pela NCSF (National Coalition for Sexual Freedom [1]), visa reconhecer e celebrar o conceito de metamor - uma parceria da nossa parceria -, comumente abreviado para “meta” [2]. O dia 28 terá sido escolhido a partir do dia de São Valentim (14/02), multiplicando-o por dois [3].


Assinalar este dia é importante, em reforço da ideia de que a nossa parceria amar outras pessoas é comum em Poliamor. Outras formas de Não-Monogamia podem ou não utilizar esta denominação.


Numa polécula, metamor tanto pode ser alguém com quem temos uma relação próxima ou alguém com quem não temos qualquer proximidade nem contacto.


O termo “metamor” ajuda a reforçar o conceito de que o amor não se divide, multiplica-se. O facto da nossa parceria amar outrem não diminui em nada o quanto nos ama a nós. Na nossa opinião, metamores permitem-se criar laços de cooperação e de coexistência positiva, em contraste com a competição frequentemente observada na monogamia.


Deixamos para referência (em Inglês) o website Minka Guides [2], que descreve 10 formas positivas de se ser metamor e um glossário [4] com definições comumente utilizadas, mas que podem variar com a experiência de cada pessoa.


[1] https://ncsfreedom.org

[2] https://minkaguides.com/metamour/

[3] https://lovingwithoutboundaries.com/2022/02/13/history-valentines-metamour-day/

[4] https://www.readyforpolyamory.com/polyamory-glossary

Sem comentários: